a indiferença

A 13 de Abril de 1981, faz hoje 32 anos, Margaret Thatcher dizia na televisão, a propósito dos Brixton Riots: "Nothing, but nothing, justifies what happened".

Pois.

ideias para resolver o problema nacional - 5

Promover o Turismo Especializado


Um país tem de explorar as oportunidades que tem. E há todo um campo de oportunidades no plano legal que Portugal simplesmente não explora e não divulga.

Onde está a promoção de Portugal como destino onde duas pessoas do mesmo sexo podem casar? Onde está a promoção de Portugal como destino onde se pode abortar? Onde está a promoção de Portugal como destino onde os jovens podem apanhar bebedeiras sem ir presos?

O truque é descobrir as coisas que as pessoas querem fazer mas são proibidas nos outros países, legalizá-las cá, e usar isso como chamariz para atrair turistas. Não parece complicado.

ideias para resolver o problema nacional - 4

Legalizar a Prostituição

E cobrar impostos, claro. Dizem que é um mercado em crescimento.

ideias para resolver o problema nacional - 3

Legalizar As Drogas

Enquanto o país discute onde é que há de cortar nos salários, há toda uma economia paralela a que o Estado podia ter acesso e à qual se limita a fechar os olhos.

A legalização das drogas permitiria a assunção do controlo da sua distribuição por parte do Estado, gerando lucros, impostos, e emprego.

Quem usa drogas não as usa mais por serem legais ou por serem ilegais. Está mais que provado que o consumo de droga não diminui por se tratar de substâncias proibidas. A única diferença é que o Estado gasta dinheiro a combater o tráfico quando podia perfeitamente estar a fazer disso uma fonte de receitas.

ideias para resolver o problema nacional - 2

Liberalizar o Jogo

O jogo é uma indústria florescente, dá dinheiro, gera emprego, e não custa nada ao Estado.

É uma questão de a liberalizar, e isso é fazer uma lei, que sai barato.

Com bom clima, boa hotelaria e restauração, e jogo liberalizado, Portugal poderia transformar-se numa espécie de Macau ou Monte Carlo mas em grande.

ideias para resolver o problema nacional - 1

Vender os Açores aos americanos.

Para nós não tem interesse geo-estratégico nenhum (tomara a nós que nos deixem comer, quanto mais pensar em geo-estratégia), e para os Americanos tem.

Nós não conseguimos fazer nada de jeito com a ZEE, porque já não temos frota de pescas nem sabemos explorar os recursos naturais.

Os açoreanos provavelmente não se importavam - deixavam de fazer parte de um país em crise e passavam a ser cidadãos de uma das maiores potencias mundiais. E passavam a pagar menos impostos.

E nós podíamos usar o dinheiro para pagar a dívida externa e pararmos de nos endividar.

Relvas