Buzine, pela minha saúde

Espreguiço-me de um modo espampanante na cadeira e levanto-me até à máquina de café, pelo caminho, dou uma boa coçadela ao instrumento e solto um sonoro arroto, volto-me para os meus colegas de trabalho e comento entre uma gargalhada com o volume no máximo que "o ar quer-se cá fora e não lá dentro, certo?"

Ao chegar cá fora, cuspo uma verdosca bem fundo do meu ser e chamo toda a gente que calmamente bebe o seu café matinal para apreciar os maravilhosos tons da minha criação espectural.

Ok, agora que já deixei toda a gente agoniada, acho que perceberam a ideia mas, que se note que, tanto quanto sei, nada disto é ilegal. A malta aqui do jurídico pode confirmar mas, apenas vi que cuspir para o chão é punível com uma multa de até 2 escudos e cinquenta centavos. Pelo que, se não é ilegal, pode se fazer, certo?

Claro que não, e, retórica estúpida à parte, felizmente, a maior parte de nós não faz coisas destas e, a razão disso é a critica (ou pressão) social (AKA educação).

Uma maneira mais interessante é ver a falta dessa critica social e as suas consequências. De repente, alguém decidiu que buzinar era feio, mal educado e, nunca se viu tanta barbaridade ao volante quanto agora. Chegámos mesmo ao ponto em que deixar o carro em segunda fila é um direito, fazer piscas é opcional e, deixar o carro a tapar uma garagem é culpa do proprietário da dita.

E, estas coisas têm tendência a alastrar. Desde o Fernando Nogueira e a triste desculpa que tal criatura deu quando foi o caso das OGMA e dos helicópteros (para quem se lembra) até aos mais recentes Audis como "custo da democracia", o caso Relvas e a licenciatura relâmpago, etc, etc.

Há dobras que uma coluna direita nunca consegue fazer e, uma coluna torna nunca consegue estar direita. Assim é com a moral e, não é com Heróis que se levantas as morais dos países caídos, é com critica social.

Daí ser tão importante as manifestações, ser de aclamar os tipos que insultam os nossos políticos na rua, e, ser de mandar um "thumbs up" à fila de carros que têm que circundar a criatura mal estacionada para deixar sair a madame mas, que o fazem com a mão na buzina, de quem pergunta à mamã que para à porta da escola para levar o menino lá dentro se quer que lhe arranje um lugar dentro da sala de aula.

O Mayor de Nova York (o antigo, o que dizem que era da Mafia) percebeu isso e, os resultados foram impressionantes, falta expandir, entretanto (e para me desculpar do começo algo nojento, fiquem-se com a parte humorística da coisa


E, Denis Leary fica sempre bem :)


Nenhum comentário: