Cuidados e caldos de galinha...

O Google prega algumas partidas engraçadas. Ou sem graça nenhuma.
Fiz uma pesquisa no meu PC com o nome de uma empresa e apareceram-me os resultados do Google mais uns tantos no Google Desktop. Achei estranhos estes resultados no desktop, porque não era suposto este nome aparecer em ficheiros aqui guardados, e tive a surpresa do dia.
Já por algumas vezes que um amigo (e para o caso não preciso de dar mais explicações) usou o meu computador para aceder à caixa de correio dele. À profissional.
Login. Password. Abriu, leu, fechou.
Tudo certo se o Google Desktop não tivesse guardado en cache todos os emails por ele abertos. E hoje aqui estavam. Os emails, os endereços, os anexos abertos. Tudinho.

Quantas vezes eu não fiz já o mesmo em computadores estranhos. A pergunta "Posso ver só o meu correio?" já faz parte da gíria. Da minha e, certamente, da vossa. Pois eu não vou voltar a fazê-la que não me agrada nada andar a deixar cópias dos meus emails em computadores que não são meus.

15 comentários:

Anônimo disse...

mas então quando uma pessoa num cybercafé vê o email acontece o mesmo, não?

Anônimo disse...

Desculpa mas não percebi nada. Sou um «saem-abrigo» informático mas quando estou na casa de alguém e peço para ver o meu mail obviamente só vejo o meu mail. Não percebo (nem quero saber) como é que se pode ver o mail de outra pessoa quando se pediu para ver apenas um determinado. Mas isso é problema meu. Mas lá que é estranho é. a)JCFrancisco

Anônimo disse...

sem abrigo informático!!! ahahahaha tá muito fixe!

Anônimo disse...

O que é uma grande pena. Seria tão ( mas tão ) útil que os (grandes) emails da (grande) Teresa fossem públicos.

Teresa disse...

Sem abrigos informáticos, isto é simples de explicar.
O Google guarda em arquivo uma cópia de tudo o que passa por ele. É por essa razão que se fizermos na net uma pesquisa sobre um site encerrado - um blog, por exemplo - conseguimos encontrar cópias desse blog no "en cache" do Google.
A mesma coisa acontece nos nossos computadores se tivermos instalado o Google Desktop. Tudo o que passa por ele fica, pelos visto, armazenado provisóriamente. Se alguém aceder a qualquer documento o google guarda uma cópia no disco rígido durante uns tempos. Foi por essa razão que encontrei no meu pc emils que não sendo meus foram lidos aqui.
Sim, se num cyber café os pc tiverem o google desktop acontece o mesmo.

Teresa disse...

(grande) anónimo, trocamos cromos?

Jack disse...

Sem perceber muitos destas coisas, permita-me, Teresa, que lhe dê umas dicas que me deram em tempos sobre estas questões da segurança nos computadores:

Com o cursor em cima do icon «internet Explorer», pressionar a tecla do lado direito do rato; a seguir ir às «propriedades da internet»; depois em «histórico de navegação», carregar em «eliminar»; de seguida «eliminar todas», escolher depois «eliminar ficheiros e definições guardadas como suplementos»; «sim».

Em princípio, limpa-se o rasto (!!!).

Quando vou a algum computador estranho faço sempre isto, o problema é que se a pessoa, dona do computador, tiver por hábito mandar guardar as password’s, estas ficam limpas e tem que as voltar a introduzir de novo quando voltar a esses sites.

Não sei se, no caso que a Teresa apresenta, também dá resultado, eu, pessoalmente, há uns anos a esta parte faço sempre isto, por mera precaução, não vá o Diabo tecê-las.

calamity jane disse...

!!! já perdi a conta dos computadores alheios (de amigos e não só) nos quais já abri a(s) minha(s) conta(s) e inclusivamente bloguei!...

Teresa disse...

Calamity, estás lixada! A próxima capa do Sol vai trazer a tua foto com o título "Emails fatais"...

Teresa disse...

Calatrava vou fazer a experiência mas a minha dúvida é se estes ficheiros ficam guardados como Internet temporary file.

Jack disse...

Depois diga se resultou, desta vez fui eu que fiquei curioso.

Teresa disse...

Não resulta. Está aqui a explicação:


Finding Files: Deleted files

Google Desktop creates cached copies (snapshots) of your email, files, and other items each time you view them. These cached copies are stored on your computer's hard drive. As a result, you can often use Google Desktop to find items you deleted after installing Desktop. Here's how:

Enter your search terms and click Search Desktop. If the result you're looking for has been deleted, and you click the link to the live version, you'll see an error message. To access the cached copy instead, click the cached link beneath the result.

Jack disse...

Pois claro, realmente eu ainda ando muito atrasado nestas coisas da informática. O melhor é mesmo não usar computadores desconhecidos.

Agora de certeza que vou ser mais cuidadoso.

Teresa disse...

Mas há uma experiência que ainda não fiz - criar um documento no outro pc, gravar na pen, abrir neste e voltar a fechar. Tirar a pen e tentar apanhá-lo no Google.
É que isso é bastante frequente eu fazer em computadores que não são meus.

Marias disse...

E quando se esquecem de fazer logout do chat de encontros, onde se passam por White_Tiger e falam com as brasileiras,,,aí é que é rir