Cabra Offline.

Uma das notícias de hoje é a do fecho, pelo Google, de um blog português, a pedido do Tribunal Judicial de Lisboa.

O blogue http://povoaonline.blogspot.com/, que estava acessível aos internautas, pelo menos desde Maio de 2005, foi apagado sexta-feira pela Google, conta hoje o jornal Público.

A invulgar decisão dá cumprimento a uma determinação das Varas Cíveis de Lisboa, na sequência de uma providência cautelar intentada pelo autarca social-democrata Macedo Vieira, e pelo seu vice-presidente, Aires Pereira.

Em textos e imagens, o administrador/autor do blogue descreve relações de alegado favorecimento e compadrio entre o requerente e os seus familiares.

Para o tribunal «o fundado receio de lesão grave e dificilmente reparável corresponde ao requisito» das providências cautelares.

Os autores, anónimos, criaram já um blogue alternativo, o povoaoffline, «no sentido de colmatar uma lacuna que existia na blogosfera poveira».

Um blog proibido? Fui logo meter o nariz. Eu e muitos milhares de outros curiosos, de certezinha. Espreitei o novo PovoaOffline, tentei espreitar o agora maldito PovoaOnline e fui até espreitar a decisão do Tribunal que foi comunicada ao google e lá está, claro como água "... sejam notificadas as requeridas para que impeçam, de imediato, o acesso ao blog www.povoaonline.blogspot.com...".
E o Google cumpriu. Impediu o acesso ao blog exactamente nos termos que lhe foi requerido. Nem mais, mas menos. É que os senhores do Google sabem que foi menos, que o blog continua por lá. Fizeram o que lhes mandaram, mas deixaram as outras portinhas abertas, que se quem pede não o sabe fazer então que aprenda.
Vamos então, pela mão do Google, ao Póvoaonline. Sigam-me, e nem precisam de muita atenção, que o caminho é fácil. É o do costume.
www.google.com. Pesquisa. Povoaonline. 9070 resultados e, logo no primeiro, o link para o dito cujo, neste caso, de cujus. Clicar, seguir e lá está

O blogue foi removido

Lamentamos, mas o blogue povoaonline.blogspot.com foi removido. Este endereço não é válido para blogues novos.

Voltemos então atrás. Primeiro resultado do Google. Endereço do blog maldito e, a seguir, en cache. Clicar

Esta é a versão em cache de http://www.povoaonline.blogspot.com/ no G o o g l e obtida em 24 jun. 2008 13:33:09 GMT.

Depois é só ler o que não era suposto ser lido, que os senhores do google são assim, só fazem o que lhes mandam. Não mais e um pouco menos. E deixaram o Póvoa Online ainda por aqui.

3 comentários:

O Santo disse...

os srs deviam ter cuidado. Qualquer dia o google acha que deviam remover o tribunal e....

M disse...

Segui o link e não deu em nada... Ao que parece os senhores do Google fazem o que lhe pedem em suaves prestações.

Teresa disse...

fazem nada. continua aqui
http://209.85.135.104/search?q=cache:GXAvZTJ_5wUJ:povoaonline.blogspot.com/2006/10/foto-do-blog-c-70-ltima-hora-abate-de.html+povoaonline&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=pt
os "historicos" t~em um tempo de vida útil limitado... se esse desapareceu é só procurar outro...o google não apagou, que eles parvos não são...