Arraial à portuguesa

Foi notícia esta semana que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica garante que vai estar "atenta" aos arraiais que animam o país no Verão, como as festas dos santos populares.

Já consigo imaginar as altas esferas da ASAE preparar, com cuidado militar, a estratégia de aproximação, imobilização e resgate de material perigoso. Nunca uma frase estará tão bem empregue como o popular “ALTO E PÁRA O BAILE!!!”


Perante o olhar estupefacto do povo que dança, animado, ao som da estridente aparelhagem que emite guinchos de uma qualquer cantora loira e de vestes minúsculas que, infelizmente, não são visíveis, um rancho de tropas de elite cercam, de armas em punho, o grelhador de serviço.

As febras empalidecem, as sardinhas arregalam os olhos…. os chouriços mirram!!!!

Encarquilhados ficam também os testículos do Presidente da Associação Cultural e Recreativa dos Amigos e Conhecidos Unidos da Charneca de Baixo, quando vê uma arma apontada ao seu farto bigode, ainda salpicado de escamas. As gotas de suor que temperavam os grelhados cristalizam milagrosamente.

Nenhuma das sardinhas presentes tem BI, nem sequer autorização dos pais para sair de casa até aquela hora, por serem miúdas. Imediatamente todo o material é apreendido e levado, perante a indignação popular.

A barraquinha das farturas saiu ilesa desta investida, em parte porque hoje não era dia de lá estar.

A Festa perdeu algum do seu encanto, mas em breve a animação regressará, quando alguns dos que resistiram à amputação justificarem o nome desta festa popular, e se dedicarem a um arraial de porrada, bem à portuguesa.

3 comentários:

Paula Branco disse...

Ó zbeb@ ... as sardinhaças marginais sem BI, as febras pálidas de terror, os enchidos encarquilhados pela vergonha, o Presidente com escama na bigodaça, as farturas que se baldaram ... sorte delas !! e, para culminar, a promessa dum arraial de bufardo à antiga portuguesa .... que é o delírio e apoteose com sabor a luso...

Quero ver se não estou por perto qdo a festa animar realmente, ou inda levo no focinho... lol

Jokas, pápi!

shark disse...

Nunca se-me encarquilharam os testículos, mas deve ser uma sensação curiosa...

Belo post.
Tou a gostar de ti zbeba. A Cabra-Mãe teve olhinhos.

Teresa disse...

Aprendi contigo, ó tubarão...