Caracóis do mar...

Se nos vamos safando de ser um país de anedota não conseguimos deixar de ser o país das anedotas. Estão-nos na massa do sangue, no código genético, são uma espécie de doença dos pezinhos que se vai largando por toda a cama de mar nunca dantes navegado e que marca o nosso rasto ainda melhor que o cruzeiro dos avós ou a padaria dos netos.
Os britânicos têm o sentido de humor, os espanhóis a fiesta, os franceses o frisson, os belgas a banda desenhada e nós as anedotas. Nós, o povo triste do fado e da sina, das doenças que se trocam como cromos, das viúvas de negro e do benza-nos deus, que nunca estamos fantastique ou great ou muy biene mas sempre assim assim, que não rimos mas sorrimos e que gostamos mais do palhaço pobre porque coitadinho, nós temos a imensa capacidade de anedotar. O brasileiro dá a volta por cima, nós fazemos a anedota e vamos andando de lado.
Hermano Saraiva que me desminta, mas tenho a certezinha que o Viriato se ria com os seus pastores quando lhes mostrava que os romanos os confundiam com amigos porque eles andavam todos juntos e D. Afonso Henriques dizia que entre os mouros e o reino de leão e castela só havia uma diferença - os moiros tinham simpatizantes.
Para tudo nós temos uma anedota e se fôr drama temos muitas anedotas. Não me lembro de situação alguma que entre mortos e feridos, terrores e escândalos, choques e aflições não tenha virado anedotário nacional. A morte de Sá Carneiro, Alcafache, o Tsunami, as Torres Gémeas, Samora Machel e Salazar, Casa Pia e Entre os Rios, o Aborto e o Euro, o Bug do ano 2000 e o fecho das maternidades e todas as outras que por mais ou menos tempo fizeram parte do nosso 'já sabes que'? O Borrego caiu por causa de uma anedota e o Santana foi A anedota. Não perdoámos ao Eanes não ter ar de quem conta anedotas e o Soares é o eterno bonacheirão porque as deve saber todas.
Isto tudo agora porquê? Porque devemos mesmo ser o único povo que passou o Natal a fazer anedotas sobre algo tão estranho como uma autoridade para a segurança económica e alimentar. Está-se mesmo a ver, pede uma anedotinha, não é?
Já agora, parece que a ASAE encerrou o estábulo.....

Nenhum comentário: